SEO e e-Merchandising: armas poderosas no varejo digital

SEO é uma das técnicas de marketing digital mais complexas que conheço. Para desenvolver uma estratégia voltada para search performance, é necessário envolver muitas áreas da empresa, das quais se destacam: equipe técnica, conteúdo, e-merchandising, assessoria de imprensa, web analytics, redes sociais, entre outras.

Estar bem posicionado nos mecanismos de busca é muito importante para qualquer negócio online. Segundo a Forrester Research, uma das empresas mais influentes de pesquisa e consultoria do mundo, oito em cada dez internautas iniciam suas pesquisas e suas compras online por meio de sites de busca. Assim, o posicionamento do e-commerce pode determinar seu sucesso se você considerar o que vai acontecer depois que o usuário chegar à página de destino.

O varejo digital está crescendo bastante e muitas empresas estão sendo empurradas pelo mercado de search, priorizando o SEO na sua estratégia digital. Contudo, é certo que enfrentarão alguns desafios.

Desafio 1 - Disseminar a cultura de SEO na empresa

O primeiro desafio para os grandes varejistas online é disseminar a cultura de SEO na empresa, orientando a todos os departamentos com o que cada um pode colaborar direta ou indiretamente e ajudar na estratégia de search performance.

Desafio 2 - Conquistar as primeiras posições orgânicas do Google

O segundo desafio é conquistar as primeiras posições orgânicas do Google e gerar um grande volume de visitas com alto potencial de interação, cadastro e conversão.
● Para isso, você precisa ter o melhor conteúdo, uma plataforma orientada ao SEO, e-merchandising estratégico aplicado, além de conseguir os melhores links e a melhor relação entre produto e conteúdo.

Desafio 3 - Proporcionar a melhor experiência para o Cliente

O terceiro desafio é proporcionar a melhor experiência possível e fidelizar o cliente.
● Imagine um grande e-commerce, com mais de 200 mil produtos e 3 mil categorias. Como o e-merchandising e UX podem auxiliar os usuários, utilizando o conteúdo para direcionar o cliente até a compra?

Se você já passou pelo primeiro e segundo desafios, o SEO pode ser a maior fonte de tráfego e vendas do seu negócio. No entanto, a experiência do usuário precisa ser a melhor.

Diante desse cenário, surge a seguinte pergunta: qual a experiência que ele vai ter depois que encontrar seu e-commerce no Google? É muito importante que o SEO e o e-merchandising atuem juntos e deixem o cliente sempre no centro da estratégia.

Afinal, o que é e-merchandising?

E-merchandising ou Merchandising Digital é, no sentido mais amplo, técnicas que visam promover a melhor exposição e navegação dos produtos no ambiente digital, com o propósito de ajudar e influenciar as decisões de compra dos consumidores, gerando uma experiência única.

Atualmente, um dos maiores desafios do merchandising digital é lidar com uma quantidade muito grande de produtos e categorias em um ambiente onde não temos o vendedor ou assessor de vendas para auxiliar o cliente. Afinal, se eu não sei quem é o meu consumidor e o que ele quer, como vou oferecer o melhor produto? Por outro lado, na internet conseguimos facilmente dezenas de dados para analisar e conhecer melhor os consumidores e propor uma navegação, conteúdo e formas de personalização cada vez mais relevantes.

Além do produto, outro desafio do merchandising digital é trabalhar a relação e a interação entre produto e conteúdo. Este, por sua vez, é um forte aliado do SEO e merchandising digital, pois possibilita orientar os consumidores, além de ser o principal pilar na otimização de sites.

Aproximar o conteúdo do produto e vice e versa, enriquece a experiência do usuário e cria um campo semântico para os mecanismos de busca. Se você conseguir mostrar o conteúdo certo, na hora certa, seguramente ajudará o cliente a encontrar ou escolher o melhor produto para sua necessidade e, consequentemente, aumentará a relevância das suas páginas nos mecanismos de busca.

Os estudos de SEO que identificam volume e tendências de buscas e como os clientes pesquisam dentro do seu site, trazem muitos insights para produção de conteúdo orientado ao usuário. O merchandising digital trabalhará esses conteúdos na corrida constante de ter a vitrine mais relevante do segmento, com as melhores fotos, vídeos, descrição de produtos, guias de compras, simuladores, calculadoras e, o mais importante, a conexão entre conteúdo, produto e categorias.

A experiência do usuário, o conteúdo e as métricas de navegação influenciarão diretamente o ranqueamento do seu e-commerce nos principais mecanismos de busca, o que impactará fundamentalmente as vendas.

Levar o cliente até o e-commerce é apenas uma parte do desafio. Agora você precisa utilizar as melhores estratégias para conseguir levá-lo à compra, sanar todas as dúvidas e ter a vitrine online mais atraente do seu segmento.

A parceria do SEO e merchandising digital une duas forças que estão lidando com aquisição e conversão e, quando atuam juntas, torna-se uma arma poderosa para gerar mais visitas e vendas.